-
Arquitetos: 05 AM Arquitectura
- Área: 172 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:David Foessel
-
Fabricantes: AA by AIRBORNE, Atelier FEVRIER, AutoDesk, B&B Italia, Bulthaup, Ecoresinas, Focus, Knoll International, Maison Charles, caravane
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estado original desse sótão de dois níveis tinha as salas principais no piso inferior, com um pé-direito duplo que se comunicava com o terraço, pouco usado pois estava localizado no nível superior. Por outro lado, sob o volume do telhado inclinado, havia um desvão, usado como depósito.
A reforma consiste em transformar totalmente a organização inicial: decide-se fechar o pé-direito duplo, construindo um novo piso para alcançar uma planta diáfana no nível superior em total comunicação com o terraço externo e abrigando os principais usos. Além disso, para continuar desfrutando de uma interessante volumetria interior, o telhado inclinado é exposto, eliminando o sótão existente, e descobrimos e deixamos à vista o elemento mais exclusivo e interessante desse sótão: o telhado de madeira existente com a sua estrutura de vigas e tábuas de madeira.
A escada é o outro elemento singular que organiza e resolve os usos desse espaço aberto; é um elemento único que ao mesmo tempo oferece múltiplas funcionalidades: além de sua própria função, torna-se um assento, um fechamento dos espaços que também serve como depósito, tudo com a imagem da unidade fornecida pelas ripas de madeira.
Na entrada do andar inferior, a escada nos recebe trazendo a luz do andar superior e nos convidando a subir, sendo, novamente, o elemento principal.
É uma reforma em que o caráter do espaço sob o teto recuperado é complementado por uma escada multifuncional única que permite organizar o uso e a funcionalidade, proporcionando uma imagem unitária e de continuidade entre os dois níveis.